PUB

chamusca natal

PUB

cimt slideshow

PUB

reino natal

PUB

elgalego 2019

“Reciclar para poupar” é o nome projecto lançado pela Câmara de Almeirim que tem o duplo objectivo de reduzir as quantidades de resíduos sólidos urbanos (RSU’s) recolhidas e a factura paga pelos munícipes pelo seu encaminhamento e depósito em aterro.

Com esta campanha, a autarquia convida os cidadãos a fazer a separação dos lixos e depositá-los nos respectivos ecopontos, para que possam seguir para reciclagem. Se as toneladas dos chamados lixos indiferenciados – os RSU’s – diminuir substancialmente, a Câmara compromete-se a descer os custos da recolha que são imputados aos munícipes na factura mensal.

Segundo as contas feitas pelo vereador com o pelouro do ambiente, Pedro Ribeiro, se “se conseguir aumentar o volume de material para reciclar em mais 25 toneladas por mês, 300 toneladas por ano, é possível descer 1% na factura de RSU’s, no ano seguinte”. Se, por exemplo, o volume recolhido anualmente for de 600 toneladas, a descida será de 2%, e assim sucessivamente, na mesma proporção.

Apelando “à colaboração de todos”, Pedro Ribeiro explica que a Câmara de Almeirim recolhe mensalmente mais de 1.000 toneladas de lixos domésticos, que representam um custo que ronda os 500 mil euros, “sensivelmente igual ao que a autarquia recebe com as taxas de RSU’s” aplicadas aos residentes. Este valor é calculado somando os gastos com a recolha (contentores, viaturas, pessoal, combustíveis, seguros, etc) e os custos da deposição em aterro.

A Ecolezíria, empresa responsável pela gestão do aterro, não só recebe os lixos indiferenciados como o material para reciclagem (vidro, papel / cartão, e embalagens), que serão desperdiçados se não forem devidamente separados. Com este projecto, a Câmara devolve ao munícipe parte da poupança conseguida em evitar o depósito dos lixos em aterro, uma vez que o material separado é enviado para empresas especializadas em reciclagem e reutilização dos produtos.

“Sabemos que nem todos têm um ecoponto ao lado de sua casa, mas orgulhamo-nos de informar que temos um dos melhores rácios do país de ecoponto por habitante”, salienta ainda Pedro Ribeiro, para quem, com esta campanha, “o ambiente agradece e o consumidor sai beneficiado”.



PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

anuncio2020

PUB

cmcartaxo natal

PUB

PUB

politeama rainhadaneve

Quem está Online?

Temos 589 visitantes e 0 membros em linha