PUB

chamusca covid continua

PUB

banner cms juntos

O Comando Distrital de Santarém da PSP revela que tem vindo a detetar um aumento significativo de ocorrências relacionadas com burlas através do MB WAY, uma aplicação multibanco que permite fazer compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais MB NET, enviar, pedir dinheiro e dividir a conta e ainda utilizar e levantar dinheiro através do seu smartphone, numa app própria ou nos canais do seu banco.

Slide thumbnail

Em comunicado, a PSP recomenda a quem não compreender bem o funcionamento da aplicação que recuse o pagamento por esta via. Em caso de dúvida, o utilizador deve solicitar informação ao seu banco e nunca seguir instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.

A polícia aconselha ainda a tentar sempre fazer os negócios de forma presencial, se estiver na mesma área geográfica do comprador, e a tentar receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária.

O Departamento de Investigação Criminal da PSP identificou um modelo típico de burla, que consiste no aproveitamento dos anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos em sites dedicados a este tipo de comércio (OLX, CustoJusto, entre outros).

As vítimas são contactados telefonicamente por supostos compradores - os burlões, que mostram interesse naquela compra - e na sequência desse contacto, convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB WAY.

Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que a mesma possui sobre a aplicação MB WAY e, através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima.

"A vítima é, assim, levada a introduzir no ATM o número de telemóvel do suspeito e o fornecimento do respetivo código, associando-o ao seu cartão de Multibanco, convencida de que são os procedimentos próprios para receber o pagamento através do MB WAY, acabando por cair na armadilha. Convencida de que está a ajudar o potencial comprador a pagar o objeto está, efetivamente, a dar-lhe a capacidade de acesso à conta que está associada ao seu cartão de Multibanco, permitindo assim os levantamentos indevidos da sua conta bancária", explica a PSP.



banner fiqueemcasa

 

PUB

PUB

PUB

PUB

Scalhidraulica

PUB

PUB

promo almeirim

Quem está Online?

Temos 759 visitantes e 0 membros em linha