PUB

chamusca feira

PUB

insantarem

O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, e o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, trocaram a última lâmpada a vapor de sódio do concelho de Almeirim, que agora está totalmente coberto por iluminação pública LED.

Slide thumbnail

O autarca e o membro do governo desempenharam por poucos minutos o papel de eletricistas, na rua Dionísio Saraiva, junto à Câmara de Almeirim, na noite desta quarta-feira, 5 de junho, data em que se assinalou o dia mundial do ambiente.
A cobertura integral do concelho com tecnologia LED, considerada “amiga do ambiente”, resulta de um investimento de 1,2 milhões de euros, mas que vai, segundo as contas da autarquia, traduzir-se numa poupança anual na ordem dos 250 mil euros, em gastos energéticos com a iluminação pública.
Aos benefícios financeiros, há a juntar as mais valias ambientais, segundo a Câmara, uma vez que a redução nas emissões de dióxido de carbono anda nas 383 toneladas por ano.
A substituição simbólica da última lâmpada "posiciona, moderniza e alinha Almeirim com as estratégias tidas como necessárias perante as necessidades ambientais e as alterações climáticas", afirmou Pedro Ribeiro, lembrando que este processo começou em 2015.
Nas quatro freguesias do concelho, esta mudança implicou a colocação de cerca de 7.500 novas luminárias, em que 6.300 lâmpadas a vapor foram substituídas desde julho de 2018.
A próxima fase de investimento no âmbito da estratégia municipal para uma maior eficiência energética "vai ser direcionada para os edifícios e equipamentos públicos municipais", explicou Pedro Ribeiro, caso das piscinas, bibliotecas, edifício dos paços do concelho e duas escolas, num investimento na ordem dos dois milhões de euros.

 



PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Quem está Online?

Temos 797 visitantes e 0 membros em linha