PUB

chamusca covid

PUB

cms fiqueemcasa


Inserido na edição de 2012 da festa do vinho, o Cartaxo foi palco do “desfile das vindimas”, em que cerca de 300 crianças das escolas do concelho se apresentaram com trajes à moda antiga pelas ruas da cidade.

O cortejo etnográfico começou no Parque Central e terminou no pavilhão municipal de exposições, tendo servido para “para transmitir aos mais novos as tradições e costumes que fazem parte da cultura e da história do concelho”, segundo uma nota de imprensa da autarquia, que organizou o desfile pelo segundo ano consecutivo em parceria com o agrupamento de escolas Marcelino Mesquita.

Tentando reproduzir quadros da vida rural do antigamente, as crianças usaram trajes à moda antigo, onde não faltou o lenço e o chapéu de palha na cabeça, o avental sobre a saia rodada ou as cestas de uvas penduradas no braço, no caso das pequenas camponesas.

Os rapazes apresentaram-se com barrete ribatejano ou boina, suspensórios sobre camisas de flanela e utensílios como a enxada ao ombro ou o molho de vides. Os trajes usados ao domingo ou em ocasiões especiais, como o casamento, foram também mostrados pelas crianças, tendo muitas outras escolhido representar figuras típicas como o campino ou o forcado. 



PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

ctx covid 19

PUB

Quem está Online?

Temos 750 visitantes e 0 membros em linha