PUB

chamusca variacoes

PUB

carnaval santarem

No dia em que se celebra a chegada da Primavera, 24 de Março, será inaugurado o novo centro de interpretação Casa do Guarda, na mata nacional dos Sete Montes, em Tomar, o pulmão verde às portas da cidade que vai apresentar muitas novidades aos visitantes.

“(Re)Tomar a mata” é o nome da iniciativa que convida a população de Tomar a fazer um piquenique na mata, ficando a conhecer os novos percursos pedestres, a sinalética, os materiais de divulgação e o novo parque infantil, entre outras novidades.

Com uma área de cerca de 39 hectares, a mata nacional dos sete montes começou por ser a cerca conventual onde os frades da Ordem de Cristo cultivavam as hortas e pomares que sustentavam a comunidade monástica. Esta extensa mancha verde às portas da cidade é também um caminho de acesso ao Convento de Cristo, mas há muito tempo que perdeu essa função, pois a expansão urbana de Tomar para a outra margem do rio acabou por condená-la ao abandono.

Agora que o projecto de requalificação está concluído, a Câmara de Tomar pretende que a mata tenha “uma nova oportunidade de conquistar o coração dos tomarenses e dos visitantes”. “Para os turistas, pretende-se que funcione como o acesso privilegiado ao conjunto monumental património da humanidade, interligando-o de forma natural com o centro histórico, de modo a que as visitas à cidade não se fiquem pelo Convento”, explica uma nota de imprensa da autarquia.

Para os tomarenses, o espaço natural deve ser visto como “a continuação do centro histórico”, onde se pode “praticar exercício físico, respirar ar puro e ouvir o canto dos pássaros, descobrir os encantos da natureza, ou, pura e simplesmente, estar sem fazer nada a limpar o corpo e o cérebro do stress quotidiano, salienta a mesma nota da autarquia.

Para o piquenique de dia 24 de Março, a Câmara propões que cada um leve o seu farnel para uma refeição partilhada. As inscrições devem ser feitas até à véspera para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou pelos telefones 249 329 876 / 870.



PUB

PUB

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

barquinha savel lampreia 2020

PUB

Quem está Online?

Temos 508 visitantes e 0 membros em linha