PUB

chamusca covid continua

PUB

santarem embreve

A administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS) admitiu esta terça-feira, 7 de abril, que no início da crise relacionada com o novo coronavírus, os hospitais públicos “perceberam que iriam enfrentar um dos maiores desafios da sua história”, mas, apesar dos “relatos de épocas diferentes e distantes deixavam antever o pior”(…), “nunca ninguém imaginou a gravidade do que viria”.

Slide thumbnail

Em comunicado, a administração diz que “para além da preparação de toda a estrutura para uma realidade inédita, preocupou-se com a proteção dos seus funcionários pois, nunca como agora, o princípio de «cuidar de quem cuida» foi mais acertado. Esta viria a tornar-se uma prioridade da nossa acção imediata”.

Segundo os responsáveis do HDS, “os doentes oncológicos e outros prioritários não viram o seu tratamento alterado, mantendo a capacidade de tratamento cirúrgico, quimioterapia e radioterapia, cumprindo os Tempos Máximos de Resposta Garantidos. As consultas e exames prioritários continuam a ser realizados, assim como a dispensa de fármacos a doentes crónicos, tendo os Serviços Farmacêuticos organizando se de modo a não perturbar nenhum tratamento”.

A administração agradece ainda às empresas do distrito, que “cedo demonstraram o seu apoio com dádivas que, muitas vezes, mais do que o valor monetário, diferenciam-se pelo valor emocional e que tanto representam para os nossos profissionais”.

“As autarquias, a proteção civil e as forças de segurança, estão, desde a primeira hora, conjuntamente com a administração do hospital a potenciar sinergias que nos permita combater esta pandemia”, acrescentam.

Os profissionais com risco imunitário aumentado (aproximadamente 5% da força laboral) foram afastados das fontes potenciais de infeção mantendo-se grande parte deles em casa. Outros, de modo a garantir a operacionalidade do HDS (sensivelmente 12%), ficam em casa para substituírem aqueles que, fruto de contacto com doentes COVID+ têm que permanecer em quarentena (quase 6%). Os que têm condições encontram-se em teletrabalho rotativamente, de modo a protegerem-se.



banner fiqueemcasa

 

PUB

PUB

PUB

  • jorge_malacas.jpg

PUB

rede regional banner contactos essenciais

PUB

promo almeirim

Quem está Online?

Temos 636 visitantes e 0 membros em linha