PUB

chamusca covid

PUB

cms pascoa

Para dar resposta à população nesta fase de pandemia com o novo coronavírus, o Hospital Distrital de Santarém criou um Serviço de Urgência específico para doentes com sintomas de possível infeção por Covid-19.

Slide thumbnail

Este espaço entrou em funcionamento na manhã desta sexta-feira, 20 de março, a partir das 9 horas, e fica localizado na área da consulta externa do Hospital, devidamente identificado com placa COVID-19.

“A nova Urgência irá funcionar com uma equipa de recursos humanos dedicada de forma a prestar os melhores cuidados de saúde à população. Todos os doentes referenciados pela Saúde24, Cuidados de Saúde Primários, INEM/CODU quer se dirijam pelos seus próprios meios ou transportados por bombeiros, com queixas sugestivas de infeção com o vírus (febre, tosse, dificuldade respiratória) solicita-se que se dirijam a esta zona”, solicita a administração.

Os responsáveis do HDS pedem ainda a compreensão da população nesta fase particularmente difícil, para que todos os seus utentes potencialmente infetados com coronavírus, contactem em primeiro lugar a linha SNS24, 808 24 24 24 antes de recorrerem ao hospital.

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) implementou ainda outras medidas decorrentes do plano de contingência criado para fazer face à pandemia de Covid-19, que já infetou mais de mil pessoas em Portugal, uma delas uma médica desta unidade de saúde.

Assim, na urgência, todos os doentes com triagem de cor branco, verde e azul são encaminhados para os Centros de Saúde respetivos; foi criado um espaço autónomo dedicado exclusivamente a estes doentes; criada uma Unidade de Cuidados Intensivos específica, equipada com 6 camas e todo o equipamento necessário, sendo que a atual Unidade de Cuidados Intensivos (6 camas) e Unidade de Cuidados Intermédios (11 camas) serão ativadas assim que necessário.

No internamento, foi criado um piso de internamento específico, com 24 camas, e disponibilizado um elevador para transporte exclusivo destes doentes.
Além destas medidas, foram colocados em regime de teletrabalho todos os trabalhadores cujas atividades o permitam; canceladas todas as ações de formação e estágios profissionais; canceladas as visitas e acompanhantes aos doentes internados; encerrado o var da entrada principal do hospital, mantendo-se em funcionamento tanto o bar como o refeitório do pessoal com todas as medidas preventivas adequadas.

Foi igualmente cancelada toda a atividade clínica programada relativa a consultas, cirurgias e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, mas mantêm-se em funcionamento a atividade urgente e prioritária.

A partir de abril, o HDS prevê ter autonomia para realizar internamente os testes COVID-19 (aguarda-se a entrega pelo fabricante) e o hospital criou as condições que lhe permitirão, muito em breve, fabricar o gel desinfetante necessário.

A administração garante ainda que presentemente existe equipamento de proteção individual disponível para todo o pessoal do HDS e criou uma linha de apoio psicológico para profissionais, doentes e famílias em isolamento.

covid 19 hds2



PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

ctx covid 19

PUB

Quem está Online?

Temos 659 visitantes e 0 membros em linha