PUB

chamusca ilha

PUB

reino natal

A Unidade de Cuidados na Comunidade do Cartaxo e a Unidade de Saúde Familiar D. Sancho I, de Pontével, promoveram duas sessões de informação, com dados para reflexão e espaço para questões, sobre aleitamento materno e sobre tabagismo.

Slide thumbnail

No dia 27 de setembro, o Salão da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita recebeu a Enfermeira Olinda Casimiro, da Unidade de Cuidados na Comunidade, com um sólido percurso dedicado às questões do aleitamento materno, para uma conversa intimista com as grávidas que responderam ao convite.

A especialista explicou que se para o bebé os benefícios são inúmeros, para a mãe amamentar é igualmente de extrema importância: o útero encolhe mais depressa, o risco de doença cardíaca diminui, diminuindo também o risco de poder sofrer de alguns tipos de cancro, como o da mama ou dos ovários.

O ‘leite de lata’, tão presente na publicidade que chega às futuras mães por tantas vias, está ligado a um maior risco de infeções e de alergias alimentares, e a uma maior probabilidade de obesidade infantil.

A 30 de setembro, os jovens da Escola Secundária do Cartaxo participaram numa conversa com os médicos Tiago Castro da Cunha e Raquel Paz, da USF D. Sancho I, que alertaram os jovens para que não venham a fazer parte das estatísticas: 93% das pessoas começa a fumar antes dos 25 anos, 52% antes dos 17 anos.

Números que deixam a comunidade médica alarmada quando são conhecidos e amplamente divulgados os malefícios do tabaco, que contém cerca de 4 mil substâncias químicas, mais de 50 comprovadamente cancerígenas, e causam, anualmente, cerca de 6 milhões mortes.

As sessões realizaram-se no âmbito da Semana da Saúde, uma iniciativa da Câmara do Cartaxo que procura assinalar o Dia Mundial da Saúde.



PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

politeama rainhadaneve

PUB

Quem está Online?

Temos 834 visitantes e 0 membros em linha