PUB

chamusca variacoes

PUB

carnaval santarem


O carcinoma da próstata vai ser o tema em destaque no primeiro dia das XI Jornadas do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que vão decorrer nos dias 19 e 20 de abril, no Hotel dos Templários.

O dia de arranque será "marcado pelo debate científico, e serão abordadas de forma transversal algumas das questões fundamentais da urologia, nomeadamente a bexiga hiperativa, litíase, infeções e incontinência urinária", avança uma nota de imprensa da organização, onde se salienta que, em 2013, o serviço de urologia do CHMT registou cerca de 8 mil consultas e realizou 730 cirurgias, "a que acresce cerca de uma centena de cirurgias em ambulatório".

“É um tema sempre muito atual” segundo João Dias, diretor deste serviço, que acrescenta que é uma doença “passível de cura se for diagnosticada precocemente”, sendo o carcinoma mais frequente no aparelho urinário do homem.

O número de casos diagnosticados e em tratamento é crescente, uma vez que existe maior preocupação dos médicos em pedirem a análise ao sangue (PSA) que permite o diagnóstico precoce, salienta o clínico.

Com esta análise simples, habitualmente pedida a partir dos 45 anos de idade, é possível fazer o diagnóstico de “uma patologia que a pessoa não sabia que tinha e, muitas vezes, não imagina as consequências que isso pode trazer para a sua vida, de um momento para o outro”, explica o urologista.

Neste sentido, “quando pedir corretamente o PSA?” é o tema do debate que contará com a participação de Edmundo Sá (especialista de Medicina Geral e Familiar e docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa), Carlos Ceia, (médico de família e coordenador da Unidade de Saúde Familiar do Vale do Sorraia), David Martinho (urologista no Centro Hospitalar de Lisboa Norte) e Ricardo Luz (Oncologista do Centro Hospitalar de Lisboa Central).



PUB

PUB

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

barquinha savel lampreia 2020

PUB

Quem está Online?

Temos 570 visitantes e 0 membros em linha