PUB

chamusca natal
Slide thumbnail

PUB

cimt slideshow

PUB

reino natal

PUB

elgalego 2019

O processo de reestruturação do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) pode resultar no despedimento de pessoal e no corte a nível de recursos humanos nos hospitais de Tomar, Torres Novas e Abrantes, se as dificuldades financeiras se prolongarem.

Quem o admitiu foi o próprio presidente do concelho de administração, Joaquim Esperancinha, na quarta-feira, 7 de Março, na Assembleia da República, durante uma audiência na comissão parlamentar de saúde, realizada a pedido do Bloco de Esquerda.

O CHMT tem actualmente um défice acumulado de 160 milhões de euros, dos quais 60 milhões correspondem a dívidas a fornecedores, salientou o responsável aos deputados.

“Se o conselho de administração tiver capacidade para inverter a tendência de resultados, seguramente não haverá despedimentos”, disse Joaquim Esperancinha, citado pela Lusa, frisando que “se esta situação se mantiver, nenhuma instituição pode continuar com esta trajectória de resultados”.

O responsável, segundo a Lusa, acrescentou ainda que, em 2011, o CHMT teve custos na ordem dos 103 milhões de euros e anunciou que, em 2013, pretende diminuir esse valor em 17 milhões de euros. Para tentar controlar o défice em valores entre os três e os cinco milhões de euros, Esperancinha diz serem necessários três anos para trabalhar.

Sobre a anterior gestão do centro hospitalar, o actual presidente do CA voltou a frisar ter detectado situações que lhe pareceram menos claras, e que levaram a que pedisse uma auditoria externa à actuação dos anteriores responsáveis, que ainda está a decorrer.

Consciente de que a distribuição do centro hospitalar por três unidades de saúde que distam de 30 quilómetros entre si pode ser um entrave para alguns utentes, Joaquim Esperancinha explicou, segundo a Lusa, que o CHMT fez um protocolo com uma transportadora local. “O serviço começou na segunda-feira. Os autocarros vão percorrer os três hospitais três vezes por dia em cada sentido”, disse.

Segundo o mesmo, há 20 lugares gratuitos para os utentes e para os restantes está a ser negociado um valor simbólico.



PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

cmcartaxo natal

PUB

PUB

politeama rainhadaneve

Quem está Online?

Temos 497 visitantes e 0 membros em linha