PUB

app chamusca

PUB

insantarem

Os deputados do Bloco de Esquerda Carlos Matias e Pedro Soares questionaram recentemente o Governo para clarificar a posição relativamente ao que chamam de atentado ambiental protagonizado pela empresa AR – Águas do Ribatejo na Albufeira dos Patudos, em Alpiarça.

Slide thumbnail

Numa pergunta endereçada ao Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, os deputados recordam queixas antigas, de 2017, relativamente a descargas efetuadas na barragem pela empresa Águas do Ribatejo, a quem acusam de "evidente ilegalidade" no lançamento de descargas "sem qualquer licença ou autorização legal".
Tendo em conta o aparecimento, nos últimos tempos, de peixes mortos na albufeira, o que indicia a degradação das condições ambientais e/ou água naquele local, os deputados questionam se os efluentes da ETA de Alpiarça continuam a ser lançados na barragem, se este está isento de matéria orgânica, azoto e fósforo e se está prevista alguma intervenção visando a resolução urgente do problema da eutrofização da albufeira e respetivos prazos de concretização.
Questionam ainda se por que razão não foi levantado qualquer auto de notícia ou iniciado qualquer processo contraordenacional contra a Águas do Ribatejo e se a empresa já tem licença ambiental passada pela APA para poder e efetuar descargas no local.

ÁGUAS DO RIBATEJO ESCLARECE
Questionada pela Rede Regional, a empresa Águas do Ribatejo esclarece que não faz qualquer descarga para a albufeira e que os clarificados que resultam da lavagem de filtros, feita com água potável, são submetidas a tratamento (decantação e espessamento) para separação de sólidos em suspensão (lama que segue para uma ETAR), e a água já clarificada segue para o sistema de águas pluviais.
A empresa adianta que já prestou vários esclarecimentos à Agência Portuguesa do Ambiente mas acre4scenta que para o processo anteriormente descrito não necessita de qualquer licença ambiental, uma vez que a descarga é feita em coletor de pluviais que serve toda a zona envolvente da albufeira.



banner opticenter

 

PUB

PUB

PUB

banner RedeRegional Moonspell InSantarem

PUB

Quem está Online?

Temos 375 visitantes e 0 membros em linha