chamusca-celia-barrocaurbanidade

coruchecalendarioeventos

A Câmara Municipal de Coruche divulgou a calendarização dos principais eventos anuais no concelho, que vão desde a gastronomia local à promoção da cortiça e dos produtos da lezíria, da cultura às artes plásticas, e das atividades desportivas ao turismo de natureza.

Começando por um dos certames mais conhecidos junto do grande público, os “Sabores do Toiro Bravo” realizam-se de 3 a 5 de maio, na praça de touros da vila, uma iniciativa que terá a decorrer em paralelo uma exposição de automóveis clássicos.

Ainda no que se refere aos segredos da culinária, os “Sabores do Arroz” serão postos à mesa nos dias 26 e 27 de outubro, e as “Jornadas de Gastronomia de 1 a de 3 Novembro, em dois fins de semana que serão uma homenagem ao arroz do Vale do Sorraia.

A Feira Internacional da Cortiça (FICOR), certame que afirma Coruche como a capital do montado de sobro, decorre entre os dias 30 de maio e 2 de junho, com um programa dividido entre o pavilhão multiusos, o Parque do Sorraia e o Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

No que se refere às atividades desportivas, que todos os anos atraem milhares de atletas à vila, a Corrida das Pontes está marcada para o dia 2 de junho, a prova de triatlo para 28 de julho, a “X FITTEST” nos dias 5, 6 e 7 de julho, e as “24 Horas de BTT”, que incluem também a “Festa da Juventude” realizam-se a 22 e 23 de junho.

Do calendário apresentado pela autarquia, que pode ser consultado na íntegra no site do município, destaque ainda para as tradicionais festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que são uma das mais reconhecidas festividades religiosas e populares do país, e que vão levar milhares de visitantes a Coruche de 14 a 18 Agosto.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves