chamusca-celia-barrocaurbanidade

comissao distrital protecao civil

A Comissão Distrital de Proteção Civil reuniu esta terça-feira, 20 de fevereiro, para preparar e dar cumprimento à resolução da Comissão Nacional de Proteção Civil, de 8 de fevereiro de 2019, no que diz respeito ao cumprimento do decreto-lei n.º124/2006, focado nas Redes Secundárias das Faixas de Gestão de Combustível.

A reunião, que se realizou na Câmara do Entroncamento, juntou representantes das câmaras municipais do Médio Tejo e Lezíria do Tejo, representantes distritais da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Infraestruturas de Portugal, Serviços Municipais de Proteção Civil, entre outras entidades convidadas.

Recorde-se que a gestão dos combustíveis nos espaços rurais é realizada através de faixas e de parcelas, em locais estratégicos para a prossecução de determinadas funções, onde se procede à modificação e à remoção total ou parcial da biomassa presente.

Estas ações têm como finalidade primordial aumentar a segurança de aglomerados populacionais, parques de campismo e polígonos industriais contra os incêndios rurais.

FLORESTA SEGURA ARRANCOU EM SANTARÉM

Entretanto, a primeira fase da Operação Floresta Segura 2019, levada a cabo pelo Comando Geral da Guarda Nacional Republicana, arrancou esta sexta-feira, 22 de fevereiro, no concelho de Santarém.

Esta ação permite às autoridades militares competentes, efetuar o devido levantamento das eventuais anomalias e infrações no âmbito da legislação que regulamenta o ordenamento florestal e a gestão de combustível, no território municipal.

Este ano, pela primeira vez, é apresentado um posto móvel da GNR guarnecido de meios informáticos e humanos, que irá percorrer todas as freguesias, numa missão de sensibilização junto da população, esclarecimento de dúvidas e a sensibilização dos proprietários e usufrutuários de terrenos.

floresta segura2019

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves