chamusca-celia-barrocaurbanidade

teleconsulta

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) iniciou esta semana a teleconsulta de Nefrologia que, através de protocolo estabelecido com o ACES Lezíria, permite que os utentes tenham acesso a consultas da especialidade de Nefrologia no Centro de Saúde.

A primeira consulta foi realizada esta segunda-feira, 18 de fevereiro, a um doente do concelho do Cartaxo, que através de uma ligação vídeo teve acesso à consulta da especialidade em Nefrologia, com Ana Vila Lobos, diretora do Serviço de Nefrologia do CHMT.

Os objetivos principais desta teleconsulta passam por evitar a deslocação do utente ao hospital, através de meios informáticos, permitindo uma consulta de proximidade e em tempo real, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida e na prestação de cuidados de saúde ao utente, entre outros.

Ana Vila Lobos admite que a implementação da telenefrologia foi um processo longo e moroso, que esbarrou com diferentes obstáculos mas que com perseverança e resiliência foi possível ultrapassar.

“Foram várias as partes envolvidas no CHMT, na ACES Lezíria e na ARSLVT”, afirmou a diretora do Serviço de Nefrologia, que acredita que este projeto piloto pode ser “replicado a outras especialidades visto muito caminho já ter sido desbravado”.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves