PUB

chamuca pedro dyonysyo

PUB

cortes

PUB

coloradd

A Câmara Municipal de Santarém está a promover um rastreio de daltonismo e acuidade visual nas escolas básicas do concelho que deverá abranger mais de um milhar de alunos.

Segundo a autarquia, vão participar neste rastreio 208 alunos de três escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado e 251 alunos de 12 escolas do Agrupamento D. Afonso Henriques, enquanto do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira vão ser rastreados 342 alunos de 12 escolas e do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, 269 alunos de 7 escolas.

Nesta iniciativa, a autarquia Scalabitana adquiriu cerca de 1.100 Kits do programa “ColorADD”, que vai implementar em todas as escolas básicas do concelho. Este programa tem como objetivo sensibilizar alunos, pais e professores para o daltonismo, uma alteração congénita que limita a capacidade de distinguir as cores, doença que afeta aproximadamente 350 milhões da população mundial (8% masculina e 0,5% feminina) e que, regra geral, só é detetada cerca dos 8 anos de idade, o que pode influenciar o percurso de aprendizagem nas idades inferiores.

O ColorADD, já é considerado como uma das 40 inovações que vão mudar o mundo pela revista “Galileu” e foi galardoado com a medalha de ouro comemorativa do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, em 2012.

A adesão a este serviço custou 3.850,00 euros e será fundamental para a deteção precoce do daltonismo na infância, de forma a dotar com ferramentas que lhes permitam efetuar com segurança qualquer ação em que a cor seja fator de identificação, orientação ou escolha. 



PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Quem está Online?

Temos 1096 visitantes e 0 membros em linha