chamusca voulevartecomigocms banner carnaval

chamuscakitssaudeoral

As crianças que frequentam os jardins de infância e as escolas do 1º ciclo no concelho da Chamusca estão a receber kits de saúde oral compostos por copo, escova e dentífrico, no âmbito de uma iniciativa que junta a Câmara e os parceiros do projeto “Sorrisos Cintilantes”.

A entrega começou no dia 28 de janeiro e estende-se até sexta-feira, 1 de fevereiro, contemplando mais de 400 alunos com kits “SOBE”.

“Sorrisos Cintilantes” é um projeto de promoção da saúde oral que resulta de uma candidatura efetuada pelo município, em parceria com a Biblioteca Escolar e com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Chamusca / Golegã, ao subprojecto “Escovar na Escola 2018/2019”, da Direção Geral de Saúde.

A candidatura resultou “da perceção do impacto que os hábitos de vida saudável têm no dia-a-dia da população e a forma como influenciam os restantes hábitos de alimentação, de sono, entre outros”, explica uma nota de imprensa da Câmara da Chamusca.

O projeto iniciou-se com a formação das assistentes operacionais das escolas de 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho, que são as responsáveis pela supervisão na ação diária de escovagem de dentes, após os almoços escolares.

A ação arrancou no dia 28 de janeiro, com a presença do presidente da Câmara, Paulo Queimado, e da vereadora da Educação, Cláudia Moreira, que entregaram os kits SOBE.

Nesta ação, os mais jovens ouviram ainda a história de “Kiko, o Dentinho de Leite", da autoria de Manuela Mota Ribeiro, lida pela professora bibliotecária, e receberam também marcadores de livros oferecidos pelas enfermeiras da UCC Chamusca / Golegã.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves