chamusca voulevartecomigocms banner carnaval

medico2

Os concelhos do Cartaxo, Salvaterra de Magos e Santarém vão ter novos médicos de família já a partir de fevereiro ou, no pior dos cenários, até ao final do mês de março.

A contratação destes novos médicos deriva do concurso lançado no final de 2018 e inclui um total de 35 novos médicos de família que vão reforçar os Cuidados de Saúde Primários da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), fazendo com que cerca de 60.000 utentes da região ganhem médico de família.

Destes clínicos, 26 terminaram a 2ª época do Internado da Especialidade de Medicina Geral e Familiar na ARSLVT e permaneceram em Lisboa e Vale do Tejo, tendo a região conseguido cativar 8 recém-especialistas oriundos de outras zonas do país e um especialista da região que até agora não tinha vínculo ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). 15 das 50 vagas atribuídas à ARSLVT neste procedimento concursal não foram preenchidas.

No caso do Cartaxo, serão dois os novos médicos a entrar ao serviço. Um deles para ocupar o lugar deixado vago na Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Sancho I, em Pontével, pela saída de um médico no mês de dezembro, resolvendo assim o problema dos 1821 utentes que estavam sem médico de família.

O outro médico irá para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados), que partilha as mesmas instalações da USF Cartaxo Terra Viva, no chamado Centro de Saúde do Cartaxo.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves