PUB

chamusca ascensao

PUB

cms 150anos

PUB

cartaxopontevelcentroaude

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo pediu uma reunião de urgência com a Ministra da Saúde, onde pretende dar conta das preocupações da autarquia com problemas que afetam os cuidados de saúde primários no concelho.

Pedro Magalhães Ribeiro exige não só “soluções que garantam igualdade de acesso aos cuidados de saúde, com reforço da cobertura de médicos de família”, mas também “o início de intervenções de manutenção e melhoria nas instalações onde funcionam as unidades de saúde do concelho”.

No pedido de audiência, o autarca lembra que a autarquia assumiu as obras e investiu cerca de 36 mil euros para impedir o encerramento da Extensão de Saúde de Valada, que integra a Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Sancho I.

A manutenção deste serviço de saúde de proximidade “assume caráter especialmente importante para a população de uma freguesia isolada devido à distância geográfica, à carência de transportes públicos e ao envelhecimento da população, na sua maioria, pessoas com uma situação socioeconómica frágil”, explica.

Ainda no que se refere à USF D. Sancho I, a Câmara exige intervenções de manutenção e melhoria das infraestruturas nas pinturas gerais, no reforço de isolamentos e na reparação de áreas do pavimento, para que as condições para utentes e profissionais se possam manter.

A preocupação da autarquia com a falta de médicos de família centra-se na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), que partilha as instalações com a USF Cartaxo Terra Viva, e apresenta desigualdade no quadro de pessoal médico: enquanto a USF, com 9 258 utentes inscritos, tinha, em 31 de dezembro de 2018, cobertura total de médico de família, já a USCP, apresentava 4 954 utentes sem médico de família, para um total de 4 987 utentes inscritos.

Esta unidade conta com três médicos, um dos quais em situação de prestação de serviços e outro em situação de doença prolongada, explica o autarca, afirmando que a Câmara mantém a “sua disponibilidade” para trabalhar com a administração central, tal como aconteceu no passado.



PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Quem está Online?

Temos 654 visitantes e 0 membros em linha