chamusca-celia-barrocaurbanidade

tomarxadrezescolas

A Câmara de Tomar entregou kits de jogos tradicionais e xadrez aos agrupamentos de escolas “Templários” e “Nuno de Santa Maria”, destinados às turmas do 1.º ciclo e com o objetivo de desenvolver o gosto e o interesse dos mais jovens por estas atividades.

Os kits de xadrez são compostos por um tabuleiro vertical e tripé, cinco relógios digitais e 15 conjuntos de tabuleiros, e peças oficiais da Federação Portuguesa de Xadrez, ao passo que os kits de jogos tradicionais contemplam quatro colunas portáteis, 50 piões de madeira, seis jogos de malha, 300 berlindes, 40 elásticos, 40 cordas, 40 sacos de sarapilheira, 100 bolas de espuma, 30 arcos e 40 lenços.

Recorde-se que município encetou em 2015, em parceria com o Clube de Actividades de Lazer e Manutenção (CALMA), um projeto pioneiro no país na dinamização regular destes jogos nos jardins de infância do concelho.

Em 2018, em articulação com o “Nuno de Santa Maria”, o projeto foi alargada às turmas de 1.º ciclo deste agrupamento de escolas, inserido na atividade “DivertidaMente”, que, além dos jogos tradicionais, contempla as atividades de “MasterMind”, jogos de tabuleiro e xadrez.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves