chamusca-celia-barrocaurbanidade

Categoria: Economia

No mês de dezembro foram criadas mais 112 empresas no distrito de Santarém, desta vez com o concelho de Ourém a liderar o ranking mensal da Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT).

No último mês de 2018, foram criadas 24 sociedades no concelho de Ourém, seguindo-se, sem surpresas, Santarém, com a criação de 17 sociedades. Em terceiro lugar está Rio Maior, que contribuiu com 11 sociedades, seguindo-se os concelhos de Torres Novas e Tomar, com a criação de 9 empresas cada concelho.

Coruche surge na tabela logo de seguida, com a criação de 8 sociedades, seguindo-se Almeirim, com 7, e os concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos, com 6 cada território. Os concelhos do Cartaxo, Entroncamento e Alcanena criaram, cada um, 3 empresas em dezembro.

Relativamente aos setores de atividade, destaque para a criação de empresas relacionadas com a compra e venda de bens imobiliários (8), o comércio a retalho em outros estabelecimentos não especializados, com predominância de produtos alimentares, bebidas ou tabaco (6), restaurantes tipo tradicional (5), Construção de edifícios (residenciais e não residenciais) (4) e Atividades de mediação imobiliária (3).

Em dezembro, segundo a NERSANT, predominou a gerência exercida por homens (73,2%), em detrimento da gerência exercida por mulheres (26,8%).

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves