chamusca-celia-barrocaurbanidade

Categoria: Economia

abrantesprojetocreatour

O Edifício Pirâmide, em Abrantes, vai servir de palco à apresentação do projeto de investigação “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais” (CREATOUR) no próximo dia 7 de janeiro, às 21 horas.

O CREATOUR é um “projeto de incubação e de investigação multidisciplinar que visa promover o desenvolvimento de um sector de turismo criativo sustentável, interativo e de escala humana, através de experiências turísticas de forte componente cultural e criativa a desenvolver em cidades de pequena dimensão e zonas rurais de Portugal, também como forma de atrair visitantes a espaços que, de outra forma, teriam esse alcance”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Abrantes.

O projeto começou em 2016, e já apoia 40 projetos-piloto, como “Os cuscos” de Bragança, o “barro negro” de Vilar de Nantes, os “caretos da Terra Quente” transmontana, e o artesanato de junco de Esposende, entre outros.

O CREATOUR, segundo a mesma nota, resulta de uma parceria conjunta entre vários centros de investigação de universidades portuguesas, liderada pelo Centro de Estudos Sociais de Coimbra.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves