chamusca-celia-barrocaurbanidade

Categoria: Economia

salvaterramarinhaisobrasaguasrib

A Águas do Ribatejo vai investir cerca de 1,6 milhões de euros em Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, em obras que se dividem entre a requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), a remodelação da Estação Elevatória da Rua de Macau e melhorias na rede do sistema de tratamento.

Segundo uma nota de imprensa da empresa intermunicipal, “o concurso público foi publicado em Diário da República a 7 de dezembro, aguardando-se a entrada das propostas concorrentes”, para uma empreitada que tem um ano de prazo de conclusão dos trabalhos, “seguindo-se o período de arranque dos novos equipamentos”.

As obras de melhoria e ampliação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Marinhais, no concelho de Salvaterra de Magos, irão avançar no próximo ano. A obra prevê a construção de quase cinco quilómetros de rede nova e a remodelação de 2,5 quilómetros da rede existente, bem como a melhoria da capacidade sanitária da ETAR.

“A intervenção na ETAR resulta da necessidade de reforçar a capacidade hidráulica da obra de entrada e de melhorar da capacidade sanitária da fase final de tratamento de modo a garantir a qualidade do efluente tratado que será lançado para as linhas de água que seguem para o Rio Tejo”, explica a nota da Águas do Ribatejo.

Na Estação Elevatória da Rua de Macau será feita “uma melhoria que irá compatibilizar a infraestrutura com o caudal afluente e com o enquadramento urbano da mesma”, numa intervenção que implicará “ainda a construção de nova conduta elevatória e caixa de transição, tendo em conta a necessidade de elevar o caudal de ponta”.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves