Go Imobiliária
Diretório de Empresas
- quarta, 05 dezembro 2018
- Escrito por Redação
Em 25 anos de existência, os projetos dinamizados pela Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS) na abordagem LEADER trouxeram cerca de 15,5 milhões de investimento para a região.
Os números foram divulgados durante um seminário de reflexão que serviu para assinalar o quarto de século desta associação privada e sem fins lucrativos, que foi criada em 1993 por 24 entidades locais públicas e privadas, que se juntaram para realizar um aproveitamento racional das potencialidades de Abrantes, Constância, Sardoal e dos concelhos limítrofes.
Em três programas de iniciativa comunitária, o LEADER II, o LEADER+, e o ProDeR, a TAGUS “recebeu mais de 555 candidaturas, apoiou 302 projetos que criaram 97 postos de trabalho e mantiveram outros 560”, explica uma nota de imprensa da associação, salientando que “contribuiu diretamente para o surgimento de 23 novas empresas e 29 novos produtos, e para a modernização de 92 negócios, com projetos que lhes permitiu adquirir equipamentos mais recentes, investir no comércio on-line, inovar nos processos de fabrico, eficiência energética, criar linhas de embalamento, entre outras”.
Em termos sectoriais, a TAGUS apoiou 46 investimentos relacionados com os produtos locais e artesanato, em que deste 26 foram de apoio à comercialização de proximidade.
“No turismo, proporcionou a abertura de seis novas unidades de turismo em espaço rural, que permitiu o aumento da capacidade hoteleira em 67 camas”, assinala ainda a mesma nota.
No seminário, foi ainda lembrado que, ao longo destes 25 anos, a TAGUS realizou mais de 265 iniciativas dedicadas ao turismo e aos produtos locais, das quais 127 foram ações promocionais, 97 feiras e eventos, 15 exposições, 26 worshops, seminários, e tertúlias.
Os números deverão aumentar, pois atualmente a TAGUS é gestora local do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural) para Abrantes, Constância e Sardoal, um plurifundo que dispõe de cerca de 3,4 milhões de euros, provenientes do FEADER, FEDER e FSE, para apoiar projetos na sua área de intervenção até 2020.
Notícias mais recentes
Mais Lidas Na Última Semana
- Incêndio em Santarém provoca 21 desalojados
- Mulher assassinada a tiro em danceteria na Golegã
- Homicida esperou por vítima e disparou dois tiros pelas costas
- SEF detetou 3 estrangeiros ilegais na Rodoviária de Santarém
- Falsos funcionários da câmara assaltam idosos
- Volte-face inesperado na liderança da nova empresa que vai gerir os resíduos em 10 concelhos do distrito
- Acidente na EN 118 provoca um morto
- EN118-1 cortada devido a camião capotado
- Detido o suspeito de ter provocado incêndio que desalojou 21 pessoas em Santarém
- PSP não confirma clonagem de cartões multibanco em Santarém
Mais Lidas No Último Mês
- Jovem de 17 anos que estava desaparecida já foi encontrada
- Incêndio em Santarém provoca 21 desalojados
- Mulher assassinada a tiro em danceteria na Golegã
- SEF detetou 3 estrangeiros ilegais na Rodoviária de Santarém
- Denúncia falsa no Facebook acusa empresário de rapto de criança
- Mulher encontrada morta com fortes suspeitas de crime
- Homem de 34 anos atropelado mortalmente por condutor que se colocou em fuga
- Homem de 61 anos encontrado sem vida na estação do Entroncamento
- Trânsito cortado no acesso à Ponte D. Luís
- Homicida esperou por vítima e disparou dois tiros pelas costas