chamusca-celia-barrocaurbanidade

Economia

 antonio campos nersant

O distrito de Santarém registou um crescimento nas exportações de bens na ordem dos 32% em 2017, quando comparado com o ano de 2011. A revelação foi feita esta quinta-feira, 21 de março, pelo presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos, durante o Dia Aberto à Internacionalização realizado na Startup Santarém.

“Em 2017, as exportações da região totalizaram 1.552 milhões de euros, enquanto que em 2011, as mesmas totalizavam 1.176 milhões de euros”, precisou António Campos na abertura do evento, que incluiu diversas palestras de apoio à exportação das suas empresas.

Sabendo que grande parte das empresas presentes no Dia Aberto à Internacionalização são de pequena dimensão, o presidente da Comissão Executiva da NERSANT referiu que para exportar não é preciso ser uma grande empresa, mas ter o produto ou o serviço adequado e alguém que apoie o processo.

“É exatamente isto que a NERSANT tem vindo a fazer ao longo dos anos, e que se corporiza hoje, com a realização do Dia Aberto à Internacionalização, onde vamos dar informações muito importantes para apoiar o processo de exportação das empresas da região”, disse ainda António Campos, dando como exemplo deste apoio o NERSANT Business, encontro de negócios realizado anualmente desde 2012 e que tem sido muito importante para alavancar os esforços de internacionalização das empresas.

“As empresas que participaram no NERSANT Business em 2013 tinham resultados negativos aquando do evento. Três anos depois, verificámos que já apresentaram resultados positivos e aumentaram o número de trabalhadores entre 20 a 30%”, elogiou.

“O nosso objetivo é que a região cresça mais do que a média nacional”, revelou António Campos, não sem antes referir que o ano de 2019 vai ser o mais forte dos últimos 5 ou 6 anos no que diz respeito ao apoio à internacionalização da NERSANT.

Estão previstas ações de promoção no exterior, com a presença em mercados como os Estados Unidos da América, Canadá, Bélgica, França, Emirados Árabes Unidos, Brasil, Macau, Eslováquia, e Uruguai, missões empresariais a Marrocos, França, Canadá, Cabo Verde, Gana, Costa do Marfim, Moçambique e Vietname, receção de importadores da Argélia, Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Panamá, Perú, República Dominicana, Taiwan, Ucrânia e Vietname, e organização de eventos internacionais na região - NERSANT Business e Ribatejo Investment Summit - são as ações de internacionalização em agenda, apresentadas detalhadamente na sessão.

abrantestagusmercadositinerantes

Nos próximos sete meses, os concelhos de Constância, Abrantes e Sardoal vão acolher mercados de produtos locais e artesanato do Ribatejo Interior, em mais uma iniciativa da TAGUS que visa criar mais uma oportunidade para os produtores e artesãos da região escoarem a sua produção.

O primeiro será associado ao “Domingo de Praça”, e realiza-se no dia 7 de Abril, em Constância, na praça Alexandre Herculano, entre as 9 e as 13 horas, seguindo-se, o Mercado de Santa Clara, em Alcaravela, concelho do Sardoal, na manhã de dia 5 de Maio.

“Promover o contacto direto com o consumidor, facilitar o trabalho em rede e estimular a atividade económica local são alguns dos objetivos da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior”, segundo explica uma nota de imprensa da TAGUS.

nersantinteligenciaemocional

O núcleo de Abrantes da Nersant, situado no Tecnopolo do Vale do Tejo, vai acolher uma ação financiada de inteligência emocional, totalmente gratuita para os participantes, e que deverá arrancar no próximo dia 15 de abril.

“Estilos de relacionamento interpessoal”, “Inteligência emocional”, “Características pessoais”, “Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar”, “Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros” e “O reforço da capacidade de dinamização de grupos” são os seis módulo do programa de formação.

A ação, que se realiza em horário pós-laboral, tem inscrições abertas, em www.nersant.pt, ou através do Departamento de Formação e Qualificação da associação empresarial, através dos contactos Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 249 839 500.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves