chamusca-celia-barrocaurbanidade

Categoria: Cultura

Imagem de Arquivo / Ilustrativa

As alterações climáticas são o tema deste ano do Carnaval de Santarém, que terá desfile do corso carnavalesco nos dias 2 e 5 de março (sábado e terça-feira), na zona de São bento, e um desfile para as escolas, no centro histórico, no dia 1 de amrço (sexta-feira).

Apesar do tema aglutinador, a organização, da responsabilidade da Câmara de Santarém, mantém o princípio da liberdade de escolha de subtemas e da criatividade de cada entidade participante.

Para que as entidades participantes (juntas de freguesia, coletividades, associações, etc) possam construírem carros alegóricos e fabricar vestes carnavalescas, a autarquia vai apoiar com 800 euros as entidades que participem, com carro alegórico, nos dois desfiles, e com 500 euros quem participe em apenas um dos dias.

As entidades que participarem mas sem carro alegórico receberão 200 euros (2 dias) e 100 euros (apenas 1 dos corsos).

Tendo em conta a participação dos anos anteriores, a autarquia prevê que o corso possa reunir cerca de duas dezenas de grupos, num apoio que deverá rondar os 16 mil euros.

MAIS DE 2.200 CRIANÇAS NO CARNAVAL DAS ESCOLAS

A juntar aos apoios concedidos aos corsos das juntas e associações, a autarquia irá também apoiar o desfile das escolas, a 1 de março, onde espera a participação de 2.220 alunos.

Cada escola irá receber 4,5 euros por aluno participante, num apoio total que deverá rondar os 10 mil euros.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves