chamusca-celia-barrocaurbanidade

Categoria: Cultura

DA ESQUERDA PARA A DIREITA: JOÃO PEDRO SEIXAS LUÍS, JOÃO TORRES VAZ FREIRE, JOÃO PEDRO TORRES, DIOGO SEPÚLVEDA, FRANCISCO EMPIS, JOÃO CABAÇO, DIOGO PALHA E PEDRO SEABRA.

A Associação Praça Maior, constituída por um grupo de jovens aficionados com fortes ligações a Santarém que se juntaram para revitalizar a atividade taurina na Praça de Toiros “Celestino Graça”, em Santarém, vai apresentar a temporada de 2019 no dia 26 de Janeiro (sábado) pelas 11h30 horas, junto ao monumento de homenagem a Celestino Graça, junto à praça de toiros da cidade.

Afirmando-se “sem nenhuns objetivos de natureza financeira”, o grupo diz que quer “devolver a Praça à sua cidade, às suas gentes e à própria afición nacional”

“Como é do conhecimento geral, a capital do Ribatejo possui um património tauromáquico único. Desde tempos imemoriais, existe em Santarém um gosto generalizado pela Festa dos Toiros que conduziu aliás à construção daquela que é a maior Praça de Toiros de Portugal, e a única comparável com as grandes Praças de Toiros do Mundo taurino – a Monumental Celestino Graça!”, refere a associação em comunicado enviado à Rede Regional.

No mesmo documento, a associação lembra que nos últimos anos “verificou-se um declínio acentuado desta Praça de Toiros, tanto em termos de importância e prestígio (hoje uma sombra do que já foram), como em termos de assistência e das próprias condições físicas do imóvel, votado a um quase abandono. A situação era crítica, exigindo-se uma tomada de posição”.

Foi neste o enquadramento que surgiu a Associação Praça Maior que vai avançar com, pelo menos, 3 espetáculos taurinos que – acreditam – voltarão a colocar Santarém no seu lugar no mapa taurino nacional.

 

ARRANQUE DA ÉPOCA NAS FESTAS DA CIDADE

A primeira corrida organizada pela Praça Maior realizar-se-á no dia 17 de Março de 2019 (domingo) inserida nas Festas da Cidade de Santarém.

A Feira Taurina de Santarém, integrada na Feira do Ribatejo, terá 2 corridas, a primeira delas no dia 10 de Junho (segunda-feira, feriado nacional) e a segunda no dia 16 de Junho, encerrando a Feira Nacional da Agricultura.

Será o regresso da famosa Corrida dos Agricultores, organizada em parceria com a CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal.

Os cartéis serão conhecidos durante o mês de janeiro e, a partir dessa data, será possível adquirir bilhetes quer online quer fisicamente, havendo um modelo de tarifário com descontos por compra antecipada.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves