PUB

chamusca ilha

PUB

reino natal

A ocupação da Quinta da Torre Bela, uma herdade ribatejana, logo após a Revolução de 25 de Abril de 1974, volta esta quinta-feira ao cinema no documentário ‘Linha Vermelha’, de José Filipe Costa, que estreia em Lisboa, Porto, Coimbra e Azambuja, e será mostrado em sessões únicas em outras 15 cidades do país.

Inspirado no documentário original "Torre Bela", produzido em 1975 por um realizador alemão, "Linha Vermelha" valeu a José Filipe Costa o prémio de Melhor Longa Metragem Nacional no Festival Indie Lisboa 2011.

O filme faz-nos regressar a 1975, altura em que o alemão Thomas Harlan realiza o documentário Torre Bela, sobre a ocupação de uma grande herdade com o mesmo nome - logo após o 25 de Abril - grande parte da qual na área do concelho de Azambuja. Esse filme transformou-se num símbolo do período revolucionário português, com uma discussão acalorada sobre a quem pertence uma enxada da cooperativa, a ocupação do palácio, o encontro dos ocupantes com os militares em Lisboa e o processo de formação de uma nova comunidade.

37 anos depois, José Filipe Costa revisita esse filme emblemático, reencontrando os seus protagonistas e a equipa que o realizou. Ao longo da obra, o autor tenta responder a questões como a influência da presença da câmara sobre os acontecimentos, quem são hoje os protagonistas da altura, o que pensam sobre a ocupação e sobre o filme "Torre Bela" e que memória têm da herdade.

Linha Vermelha pode ser visto no cinema Atrium Azambuja, de 6ªfeira (13) a 2ªfeira (16) às 21h30, e no domingo também às 16h30.  (preço: € 3,00)



PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

politeama rainhadaneve

PUB

Quem está Online?

Temos 718 visitantes e 0 membros em linha