chamusca voulevartecomigocms banner carnaval

Cultura

blaya david

A cantora Blaya e os músicos David Antunes e Fernando Daniel, a par da Orquestra Típica Scalabitana, são os nomes fortes do cartaz musical da e edição de 2019 das Festas de São José, em Santarém, que este ano se realizam entre os dias 15 e 19 de março (sexta a terça-feira).

O programa oficial ainda não foi apresentado mas a Rede Regional sabe que a primeira noite (15 de março) terá como artista principal Blaya, ex-vocalista dos Buraka Som Sistema, que estão parados desde 2016, altura em que passou a cantar apenas a solo.

No sábado, dia 16, é tempo da "prata" da casa, com o músico scalabitano David Antunes e a sua Midnight Band e com a Orquestra Típica Scalabitana.

Segunda-feira à noite, na véspera do feriado municipal de 16 de março, atua Fernando Daniel, participante na segunda edição do X Factor Portugal, vencedor do The Voice Portugal 2016, e quinto classificado no Festival RTP da Canção 2017.

O programa oficial completo será apresentado em breve.

santaremjoaofeneja

O vídeoclip da música “Capital do Império”, da autoria do scalabitano João Feneja, atingiu as 3 mil visualizações no canal YouTube logo na sua semana de estreia.

“Quando produzimos o tema, estávamos à espera de algum burburinho, mas não contávamos com esta partilha em massa, uma vez que tem sido muito melhor recebido do que estávamos à espera”, afirma o músico de 25 anos, que é engenheiro informático de formação mas tem lançado vários singles no seu canal no YouTube.

Inspirado na sua vivência em Santarém, o videoclip revisita alguns dos locais mais icónicos da cidade, como as Portas do Sol, as ruas de centro histórico, o Largo do Seminário, o Café Central ou o Café Rufa.

A música foi produzida por João Castro Carvalho e masterizada por Aranha, também eles músicos da região, sendo que a parte visual ficou a cargo do realizador Guilherme Correia, com a ajuda de uma dezena de jovens scalabitanos para a figuração.

O vídeoclip pode ser visto AQUI.

torresnovasbibliotecarioargentina

Alberto Manguel, o atual diretor da Biblioteca Nacional da Argentina, vai dar uma conferência no auditório da biblioteca municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, no próximo dia 20 de março, a partir das 15 horas.

Escritor, referência internacional no mundo das bibliotecas, ensaísta e bibliófilo, Alberto Manguel vai proferir esta conferência integrada no “III Encontro de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO”, cujo tema agregador, este ano, é “A Felicidade”.

Esta rede, segundo uma nota de imprensa da Câmara de Torres Novas, “tem como objetivos a promoção do papel fundamental das bibliotecas públicas como centros de educação elementares para as comunidades”.

A moderação será conduzida pelo jornalista, tradutor e crítico literário Carlos Vaz Marques.

A entrada é livre, sob inscrição prévia, através do mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , mas limitada à lotação do auditório, explica a mesma nota.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves