chamusca-celia-barrocabanner festas

Notícias Breves

Breves

A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e a Rota dos Vinhos do Tejo uniram-se para desafiar amantes da fotografia – não profissionais – a captarem a essência e a documentarem aspetos positivos da região, através da lente de uma máquina fotográfica.

Apesar do tema desta primeira edição ser livre, o enquadramento do trabalho dos participantes deve fazer-se na região dos Vinhos do Tejo. Ou seja, as vinhas, os vinhos, as provas vínicas, os produtores, as vindimas, a poda, a floração, os trabalhos na adega, a gastronomia, as tradições, entre outros momentos a que lhes estão associados.

A participação é gratuita e as inscrições decorrem até dia 15 de abril, embora o envio das fotografias possa acontecer até final de Outubro. Os prémios são um “Fim-de-semana no Tejo” (2 pessoas), uma “Experiência Vínica no Tejo” (2 pessoas) e um “Curso de Vinhos do Tejo” (1 pessoas), a atribuir a quem ficar no primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Do 4.º a 10.º lugar serão entregues menções honrosas.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis para consulta e download no site da Confraria, em www.confrariadotejo.pt. A participação neste ‘Concurso’ presume a aceitação expressa das disposições aí contidas.  

O Comando Territorial de Santarém vai realizar no dia 21 de março, a partir das 10h00, com saída do miradouro do Arrepiado (Chamusca), uma caminhada pela floresta, que tem como objetivos comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta; despertar consciências para a riqueza do vasto património florestal nacional e para a problemática dos incêndios florestais, e fomentar condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente, assim como boas práticas que permitam reduzir o risco de incêndio florestal.

A caminhada, que pretende ainda transmitir à população um sentimento de responsabilidade, segurança e confiança na GNR, terá um percurso total de 6,5 quilómetros.

O evento é aberto a toda a comunidade e não carece de inscrição prévia.

O canil intermunicipal, em parceria com a Câmara Municipal do Entroncamento, realizam no sábado, 23 de março, uma campanha de adoção de animais.

A iniciativa realiza-se entre as 11h00 e as 15h30m, no Parque do Bonito, junto às Piscinas Municipais, onde estarão disponíveis diversos cães e gatos para uma adoção responsável.

“Presente e futuro do Serviço Nacional de Saúde” é o tema da conferência que a distrital do PSD de Santarém vai realizar no próximo dia 27 de março, a partir das 21 horas, na sala de leitura Bernardo Santareno, em Santarém.

Moderado por João Teixeira Leite, o debate vai contar com as intervenções do ex-ministro da Saúde Luís Filipe Pereira, do deputado Ricardo Batista Leite, do ortopedista Luís Tomaz Gonçalves, e do médico e ex-presidente da Assembleia Municipal de Santarém António Pinto Correia.

O cineteatro de Almeirim vai ser palco de um espetáculo de música popular portuguesa no próximo domingo, 17 de março, a partir das 16 horas.

Pelo palco, vão passar os grupos “Banza” e “Sopa da Treta”, num espetáculo com bilhetes a 7 euros.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves