chamusca voulevartecomigocms banner carnaval

Notícias Breves

Breves

O Grupo Etnográfico da Portela das Padeiras organiza no fim de semana de 23 e 24 de fevereiro, sábado e domingo, na sede do Cruz de Cristo Futebol Clube, em Santarém, a sexta edição do Festival da Sopa.

A mesa está posta das 12h30 às 22h00, com sopas aromáticas, sopas gourmet e também caldos variados.

O mercadito da Póvoa da Isenta, no concelho de Santarém vai acolher uma mostra gastronómica de caça entre esta sexta-feira, 22 de fevereiro, e o próximo domingo, dia 24, com serviço de almoços e jantares a cargo do clube de caçadores da freguesia.

Empada de faisão ou de perdiz, croquete e chouriço de veado ou javali, canja de pombo bravo, perdiz de tiro com escabeche, coelho bravo à caçador, javali assado no forno, lebre com feijão branco, faisão, veado e perdiz estufados, ensopado de javali e coelho à mazzorro são alguns dos pratos que aguardam os visitantes.

A 32ª edição da Lusoflora vai decorrer nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (Cnema), em Santarém, subordinada ao tema “A Competitividade da Horticultura Ornamental”, um foco que pretende destacar a importância de promover o setor e de viabilizar a sua competitividade no mercado global.

Para além da mostra diversificada de produtos, equipamentos e serviços destinados aos profissionais do setor, a feira vai contar com oficinas de jardinagem e decoração floral, seminários e mesas-redondas direcionados para soluções tecnológicas ao serviço dos produtores, entre outras iniciativas paralelas.

“Agricultura Nacional, Produção Local e Comercialização Direta” é o tema do seminário que vai decorrer no anfiteatro 2 da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), no próximo dia 27 de fevereiro, entre as 9h30 e as 13 horas.

Organizado pela Oikos - Cooperação e Desenvolvimento e pela Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA), a iniciativa visa promover a agricultura familiar e a produção e venda direta, evitando os circuitos comerciais, com produtos agrícolas de qualidade e a preços vantajosos.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves