PUB

chamusca natal
Slide thumbnail

PUB

cimt slideshow

PUB

reino natal

PUB

elgalego 2019

tomariptvistaaerea

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) anunciou que vai manter o valor das propinas para o ano letivo 2014/15, "atendendo à atual conjuntura económica e os seus efeitos nas famílias portuguesas".

Em comunicado, o Conselho Geral deste estabelecimento de ensino anuncia ainda "a criação de um programa de incentivos e prémios de mérito para os melhores estudantes do ensino secundário a candidatarem-se na primeira escolha" ao IPT.

Os valores das propinas mantêm-se sem alterações pelo terceiro ano consecutivo, no caso das licenciaturas e dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET's).

Eugénio Pina de Almeida, presidente do Instituto Politécnico de Tomar, explica que foram igualmente aprovados "valores de propina para um novo público-alvo das instituições de ensino superior – os estudantes internacionais - e para o novo ciclo de estudos a ter início já no ano letivo a iniciar em setembro próximo – os cursos Técnicos Superiores Profissionais - TeSP".

No que se refere à questão dos estudantes internacionais, e considerando o diploma legal que veio consagrar o seu estatuto e as regras gerais de acesso e ingresso nos cursos de licenciatura, a propina a cobrar pelo IPT tem um valor mínimo que ronda os 2.500 euros, e que poderá ir até mais 50% do valor base, de acordo com as circunstâncias concretas de cada curso.

“Com esta decisão, pretendemos evitar o aumento das desistências por parte dos estudantes ou os pedidos de adiamento do pagamento de prestações de propinas", explica o presidente do IPT, para quem "nenhum estudante deve deixar de continuar estudos por falta de condições económicas".

Em relação ao programa de incentivos para os melhores estudantes do ensino secundário que em primeira escolha optem por licenciaturas das escolas do IPT e para os melhores estudantes do instituto, estes "prémios de mérito consubstanciar-se-ão na atribuição de prestações de natureza pecuniária que financiarão, total ou parcialmente, os valores das propinas devidas pelos estudantes que deles beneficiem", explica a mesma nota.



PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

cmcartaxo natal

PUB

PUB

politeama rainhadaneve

Quem está Online?

Temos 1286 visitantes e 0 membros em linha