PUB

chamusca covid

PUB

cms pascoa

Um grupo de alunos da Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas, visitou a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que serve a cidade, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos processos de tratamentos dos efluentes domésticos.

Slide thumbnail

Os estudantes do 11º ano B, que estáo no curso de Ciências e Tecnologias, ficaram “surpreendidos com a dimensão da «Fábrica da Água» e com a simplicidade do processo de transformação de esgoto em água limpa, devolvida à bacia do Almonda”, explica uma nota de imprensa da Águas do Ribatejo, a empresa intermunicipal responsável pela gestão do equipamento.
Depois de uma visita por toda a ETAR, os alunos tiveram a oportunidade de ver a água a sair transparente da boca de descarga, de onde, depois de tratada, segue para um ribeiro a caminho da Bacia Hidrográfica do Almonda, que desagua no Tejo.
A empresa explicou também o destino dado às lamas retiradas do esgoto que, depois de secas, são encaminhadas em camiões para centro de valorização, deixando de ser um problema e passando a ser um recurso para fortalecer as terras que irão dar hortícolas, milho, batatas, cereais e fruta.
A visita foi conduzida por Pedro Mourão, o responsável pelo equipamento, e outros técnicos da Águas do Ribatejo.

 



PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

rede regional banner doacao

PUB

Quem está Online?

Temos 1026 visitantes e 0 membros em linha