PUB

festival cogumelo

PUB

cms generico

A Escola Profissional de Magos (EPSM) é uma das oito escolas nacionais convidadas pela Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos para participar no “Ser Pro”, um projeto-piloto lançado no âmbito do programa “Iniciativa Educação”, e que começou a ser implementado este ano letivo.

Slide thumbnail

A apresentação pública do projeto decorreu no auditório da EPSM, no passado dia 10 de dezembro, e contou com a presença de Nuno Crato, o presidente da Fundação, de Isabel Hormigo, a coordenadora do projeto, e de Maria Salomé Rafael, da direção da EPSM, entre outros convidados institucionais.
O antigo ministro da educação, Nuno Crato, considerou que o alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos trouxe novos desafios às empresas e aos jovens.
O programa “Ser Pro” pretende criar maior proximidade entre a escola e a empresa com o objetivo de oferecer um percurso educativo mais próximo dos objetivos de muitos alunos, facilitando a sua transição para a vida ativa com qualificações adequadas ou a prosseguirem os seus estudos com uma maior confiança.
De acordo com Isabel Hormigo, coordenadora da “Iniciativa Educação”, este é um projeto ambicioso que pretende valorizar o ensino profissional, adaptando a formação aos interesses dos jovens e responder de forma mais ajustada às necessidades das empresas e das regiões.
“O objetivo do projeto é criar parcerias estruturadas, juntando escolas, empresas e municípios para que, em conjunto, desenvolvam matrizes curriculares ajustadas às necessidades do tecido empresarial local e aos recursos técnicos existentes em cada região”, explicou.
No caso específico da EPSM, sedeada numa região onde a agricultura tem um papel predominante no tecido económico local, a decisão da direção passou por participar neste projeto com o curso de Eletrónica, Automação e Comando.
Este curso terá, já a partir deste ano letivo uma componente técnica direcionada para a Agricultura 4.0 – Agricultura de Precisão, com a colaboração das empresas Hidroibérica, Magos Irrigation Systems e Agrimagos.
Maria Salomé Rafael relembrou que “a EPSM tem no seu ADN o trabalho em parceria em empresas e sempre privilegiou no seu Projeto Educativo a autonomia e flexibilidade curricular”.
“Considerámos assim, que tendo em conta a nossa experiência de 30 anos nesta matéria, poderíamos dar o nosso contributo a este projeto”, afirmou a responsável.

 



PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

barquinha savel lampreia 2020

PUB

PUB

PUB

promo almeirim

Quem está Online?

Temos 673 visitantes e 0 membros em linha