PUB

chamusca natal
Slide thumbnail

PUB

cimt slideshow

PUB

reino natal

PUB

elgalego 2019

Economia

Pelo quarto ano lectivo consecutivo, 25 escolas do centro do país estão a desenvolver o “EMPRE – empresários na escola”, um projecto que visa fomentar o espírito empreendedor em jovens com idades entre os 10 e os 18 anos.

Esta iniciativa, coordenada pelo TAGUSVALLEY - Tecnopólo do Vale do Tejo e pelo PAKURBIS, tem a grande vantagem de dar aos alunos um primeiro contacto com a realidade empresarial. Os estudantes são desafiados a formar equipas e investir dinheiro real numa empresa, seja de manufacturação de produtos ou de compra e venda de artigos.

Durante o ano lectivo, cada grupo de alunos aplica os vários processos de uma empresa, desde a criação de uma identidade corporativa, passando pelo estudo de mercado e a definição das gamas dos produtos, trabalhando com fornecedores e clientes.

O trabalho culmina com a realização de uma feira, que é o ponto mais alto do projecto. Apesar da mostra de produtos do ano passado ter sido um êxito, (realizou-se em Coimbra, com 28 empresas, provenientes de 12 escolas da zona centro), o EMPRE foi reformulado em 2011 / 2012 devido à supressão da área de projecto do plano curricular. Sendo assim, o projecto vai ser desenvolvido nas disciplinas de Formação Cívica ou Estudo Acompanhado, em turmas do 2º, 3º ciclo, secundário e cursos de educação e formação (CEF’s).

Em algumas escolas, segundo uma nota de imprensa da Tagusvalley, “a solução encontrada foi a criação de clubes, que irão funcionar como espaços pedagógicos, abertos a qualquer aluno e dispondo de professores voluntários para os coordenarem”.

Este ano lectivo, o “EMPRE envolve 15 escolas do Médio Tejo, 12 inscritas pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), cinco do Pinhal, através da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul (CIMPIS) e uma do Alentejo, com a CLDS do Gavião.



PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

cmcartaxo natal

PUB

PUB

politeama rainhadaneve

Quem está Online?

Temos 309 visitantes e 0 membros em linha