PUB

chamusca covid continua

PUB

santarem embreve

Economia

A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS) abriu o período de receção de candidaturas de projetos inseridos na componente “cadeias curtas”, com 75 mil euros para distribuir.

Slide thumbnail

Esta abertura tem como objetivo “promover e agilizar os canais de comercialização de produtos alimentares locais, alargando as possibilidades de escoamento da produção”, explica uma nota de imprensa da TAGUS, que acrescenta que o concurso para os pequenos investimento nas explorações agrícolas foi prolongado até 18 de maio.
Os investimentos “devem promover o contacto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição do desperdício alimentar, a melhoria da dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade”, segundo a mesma nota.
A TAGUS explica ainda que os pedidos de apoio têm também como objetivo incentivar a práticas agrícolas menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, diminuindo a emissão de gases efeito de estufa, através da redução de custos de armazenamento, refrigeração e transporte dos produtos até aos centros de distribuição.
Os projetos podem ir dos 500 euros até aos 50 mil euros de despesas relacionadas “com o armazenamento, transporte e aquisição de pequenas estruturas de venda, as ações de sensibilização e educação para consumidores e para a comercialização de proximidade, o desenvolvimento de plataformas eletrónicas e de materiais promocionais, a adaptação e o apetrechamento de infraestruturas, as deslocações dos produtores aos mercados locais e entregas em pontos específicos”.
Relativamente às deslocações, o apoio é no valor de 60 euros por deslocação, e pode chegar a um somatório de 7.488 euros, durante o projeto, possibilitando aos produtores fazer face aos custos de transporte, portagens e alimentação, para a participação em mercados em Abrantes, Constância, Sardoal e concelhos limítrofes ou para ir aos pontos de entrega.

 



banner fiqueemcasa

 

PUB

PUB

PUB

  • jorge_malacas.jpg

PUB

rede regional banner contactos essenciais

PUB

promo almeirim

Quem está Online?

Temos 328 visitantes e 0 membros em linha