PUB

chamusca feira

PUB

insantarem

Economia

A 11ª edição da Feira Internacional da Cortiça (FICOR) foi inaugurada esta quinta-feira, 30 de maio, em Coruche, com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva e do Secretário de Estado da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural Miguel Freitas.

Slide thumbnail

Os governantes acompanharam o presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, na cerimónia oficial do certame, que se realiza na "Capital da Cortiça" até 2 de junho.
O objetivo desta edição é reforçar e consolidar a posição do concelho e da região do Ribatejo e Alentejo na fileira da cortiça no contexto internacional, fortalecendo a liderança de um setor fulcral para a economia local e nacional”, explicou o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira.
Marcada pelo 10º aniversário do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, esta edição pretende “reforçar o papel que esta estrutura tem na valorização do montado de sobro como nicho ecológico e económico de grande valor”, afirma o autarca, acrescentando que o Observatório tem sido um “elemento agregador de toda a fileira e uma plataforma de apoio aos produtores florestais, industria, associações setoriais, empreendedores e investigadores”.
Este ano o “Sobreiro, enquanto símbolo nacional” é o grande foco das diversas conferências e debates que vão ter lugar no observatório, mas a FICOR estende-se por toda a vila, com muitas outras propostas e motivos de interesse.
No centro de exposições de Coruche, há provas de vinho no espaço “Wine & Cork”, onde os visitantes terão a oportunidade de participar nas “Conversas sobre o Vinho” com o sommelier e crítico de vinhos Manuel Moreira, ou visitar o espaço “Sabores do Montado”, dedicado à gastronomia e aos sabores deste ecossistema, com especial destaque para os cogumelos, espargos, túberas e também para a bolota.
“Cortiça – Moda e Inovação” será o tema da exposição patente no 1º piso do espaço da FICOR, onde se revisita os últimos 10 anos do desfile de moda “Coruche Fashion Cork”.
O grande destaque desta exposição será a apresentação do maior vestido de fio de cortiça, com 17 metros de comprimento, concebido pela Casa Grigi, pioneira no uso de fio de cortiça em vestuário, reconhecida internacionalmente pelo carácter inovador e design contemporâneo.
No que se refere à animação e espetáculos musicais, há stand up comedy com Rouxinol Faduncho, e concertos com Olavo Bilac e Raquel Tavares, além do já habitual desfile de moda “Coruche Fashion Cork”, que este ano conta com a participação especial do designer Ricardo Andrez.
O programa completo pode ser consultado AQUI.



PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Quem está Online?

Temos 534 visitantes e 0 membros em linha