PUB

chamusca paulo betti

PUB

cms generico

Economia

Um conjunto de quatro cooperativas do Ribatejo e Oeste decidiram constituir uma União de Cooperativas de Segundo Grau, cujo objetivo é corresponder aos anseios individuais e dar resposta às necessidades do setor.

Agrocamprest, Benagro, Cadova e CDA foram as quatro cooperativas que se juntaram para criar a União Agrícola de Cereais e Hortícolas, UCRL (Univegetal), que tem sede na Chamusca.

Segundo informação publicada no site oficial da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), as quatro entidades sentiram que, em conjunto, poderiam ter uma ação mais abrangente e encontrar soluções que individualmente não teriam dimensão nem capacidade para alcançar.

A Univegetal pretende promover a instalação de uma unidade de recolha secagem e armazenagem de cereais na Lezíria do Tejo, um projeto iniciado pela Agrocamprest. Por outro lado, a nova entidade tenciona promover o desenvolvimento de uma unidade de recolha, secagem, classificação e armazenagem de arroz, igualmente na região da Lezíria do Tejo, para apoio à cultura de arroz. Trata-se, neste caso, de um projeto iniciado pela Benagro.

Entre as primeiras iniciativas da Univegetal consta ainda o apoio à instalação de uma unidade de produção de bioetanol, a partir de matérias-primas e biomassa nacionais. Este projeto foi iniciado na área da Cadova mas, pela sua dimensão, deverá influenciar todo o Ribatejo. Para além disso, esta nova união agrícola, pretende ainda promover e desenvolver o setor hortofrutícola, principalmente na vertente das horto-industriais, bem como estimular as culturas ligadas à exportação.

A tomada de posse dos órgãos sociais da Univegetal teve lugar no dia 30 de março, no CNEMA, em Santarém



PUB

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

Quem está Online?

Temos 391 visitantes e 0 membros em linha