PUB

chamusca ja te dou o arroz

PUB

insantarem

A terceira etapa da edição de 2019 da Volta a Portugal em Bicicleta vai ter partida a 3 de agosto, sábado, da cidade de Santarém, percorrendo vários outros concelhos da região, nomeadamente Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Golegã, Entroncamento, Barquinha, Torres Novas e Abrantes.

Slide thumbnail

A partida simbólica está marcada para as 12h20, na Av. D. Afonso Henriques (Campo Emilio Infante da Câmara), seguindo depois os ciclistas pela Calçada do Monte, Estrada da Estação e Ponte D. Luís, em direção à Tapada, já no concelho de Almeirim, onde às 12h35 será dada a partida real.

194.1 quilómetros depois, o pelotão chega a Castelo Branco, onde o final da etapa está previsto para o intervalo entre as 17h36 e as 17h41.

Veja AQUI o percurso completo da etapa e as horas de passagem pelos vários concelhos. Clique em "percurso" ou veja o "mapa".

A 81ª Volta a Portugal em Bicicleta vai para a estrada a 31 de julho, em Viseu, terminado a 11 de agosto, no Porto. Este ano a competição não passará pelo Algarve e realizar-se-á sobretudo nas zonas Norte e Centro do País.
No caso de Santarém, desde 1992 que a cidade não surgia no itinerário de partidas e chegadas da maior competição velocipédica nacional. Nesse ano, a cidade, capital de distrito, viu chegar uma etapa de quase 200 quilómetros proveniente de Aveiro e ganha por Manuel Abreu (Tensai). No dia seguinte a Volta partiu de Santarém em direção a Lisboa.

Vinte e seis anos depois, a Volta a Portugal em Bicicleta regressa a Santarém e consequentemente a uma região que proporcionou à história do ciclismo português alguns dos seus maiores ídolos.

“Ser parte integrante deste evento de relevância internacional, é para todos os Scalabitanos uma honra. Nesta 81ª Volta a Portugal em Bicicleta, Santarém será o ponto de partida para uma etapa que terá como fundo as belas paisagens da lezíria do Tejo e dos Municípios que prontamente se mostraram disponíveis para abraçar este projeto: Almeirim, Alpiarça, Chamusca e Golegã. O Ribatejo é um território de excelência e tradição no ciclismo nacional, pelo que voltar a poder assistir à partida de uma etapa da Volta, é um marco importantíssimo para a região, reforçando indubitavelmente a nossa identidade territorial”, considera o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gonçalves.

No histórico da Volta a Portugal, Santarém tem um registo de nove chegadas de etapa e sete partidas. O ano de 1933 surge como a primeira data de Santarém no itinerário da prova. Foi nesse tempo e nessa década que se viveram momentos épicos de dois amigos ribatejanos, Alfredo Trindade e José Maria Nicolau, que através do ciclismo projetaram a rivalidade entre Benfica e Sporting para todo o país.



banner comer em casa

 

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

salvaterra jornadas cultura

PUB

Quem está Online?

Temos 637 visitantes e 0 membros em linha