PUB

chamusca covid continua

PUB

cms riscos

A cabana dos Parodiantes, em Salvaterra de Magos, recebe até 20 de dezembro, terça-feira, uma exposição unica. Chama-se "O Planeta Terra é uma grande Ilha com um imenso Oceano à volta", é o terceiro evento desta natureza em Portugal e provavelmente o maior, tendo em conta que mostra ao público 125 postais de autores provenientes de 25 países dos 5 continentes.

Ao longo da história da arte, muitos foram os meios explorados pelos diversos artistas, com o intuito de celebrarem a sua criatividade, e de divulgarem suas obras perante o público e meio artístico. Eis que surge então, na década de 60, o movimento designado por Arte Postal (MAIL ART) ou Arte por Correspondência, que tinha como principal vantagem o poder de ser auto-suficiente, no caso das Artes Plásticas, permitia fugir ao circuito das Galerias de Arte, local onde nem sempre oportunidades de exposição existem.

Os artistas conseguiam assim que o seu trabalho ou parte dele, fosse apreciado a uma escala internacional sem barreiras e burocracias, criadas pelos locais normalmente vocacionados para a sua exploração. Para além do factor de troca de correspondência entre artistas, a Arte Postal permite a criação de uma rede de contactos onde experiências podem ser partilhadas. O mesmo movimento, continua actualmente activo, por vezes poderá ser conectado como outsider ou alternativo, no entanto, muitos artistas o mantém, como era o caso de Ray Johnson's um dos seus principais impulsionadores.

Sendo este um movimento que tem fortes influências no Dadaismo e no Fluxus, no entanto, convém sublinhar que alguns MailArtists defendem que a arte postal teve a sua origem quando Cleoptra enrolada num tapete se entregou a Julio Cesar (no entanto isto não é correio nem arte), mas provavelmente o primeiro exemplo de Arte Postal será através de um desenho pictórico que o artista inglês William Mullready (1786-1863) criou para ser impresso nos envelopes de "Penny Post" na Grã-Bretanha em 1840, como também W. Reginald Bray (1879-1939) conhecido como "O rei dos autógrafos", que em 1898 começou a testar os limites e regras do sistema de correios Britânico, enviando todo o género de objectos adornados apenas com um selo postal. Eventualmente, ele enviou-os a si mesmo.



banner fiqueemcasa

 

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

PUB

Scalhidraulica

PUB

PUB

promo almeirim1

Quem está Online?

Temos 657 visitantes e 0 membros em linha