PUB

chamusca arripiado

PUB

insantarem

Pelo 5º ano consecutivo, continuam a aumentar o número de estabelecimentos que aderem aos menus “história com arte”, onde o destaque é a “pombinha” de Santarém, naquela que é uma das iniciativas do programa de animação cultural “Verão In.Santarém”.

Slide thumbnail

Em 2019, são cerca de 30 as pastelarias que, até ao dia 21 de setembro, vão servir este pão típico ligeiramente adocicado em formato de lanche, acompanhado por um sumo.
“É um lanche sempre saboroso, seja a meio da manhã ou da tarde”, afirmou Inês Barroso, vereadora da Câmara de Santarém, durante o lançamento da edição deste ano, que decorreu na manhã desta segunda-feira, 22 de julho, no Café Central, um dos estabelecimentos da cidade que aderiu à iniciativa.
“As pombinhas são um ícone da cidade, e esta é mais uma aposta que fazemos em mostrar o que Santarém tem de melhor”, frisou ainda a vereadora.
Segundo Nuno Domingos, um dos responsáveis do “Verão In.Santarém”, os menus “história com arte” têm contribuído para revitalizar o fabrico e a venda das “pombinhas”, depois de um decréscimo de consumo nos últimos anos.
Recorde-se que a origem das “pombinhas” remonta ao século XIII, ligadas ao culto do Espírito Santo, como símbolo da amizade e da reconciliação.
Segundo a tradição, este misto de pão e bolo tradicional, à base de farinha de trigo, fazia parte do bodo distribuído aos pobres no dia de Pentecostes, 50 dias após a celebração da Páscoa.

 



opticenter rodape2

 

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

Quem está Online?

Temos 460 visitantes e 0 membros em linha