PUB

chamusca ilha

PUB

reino natal

“Homens e Toiros, Cultura e Desenvolvimento” é a designação geral do congresso internacional de tauromaquia que vai decorrer na Chamusca entre os dias 11 e 13 de julho, integrado nas comemorações dos 100 anos da praça de toiros da vila.

Slide thumbnail

O ponto central deste congresso, que vai juntar investigadores e outros agentes da festa brava de Portugal e do estrangeiro, “vai ser a relação entre os homens e os toiros, sobretudo na sociedade ibérica (Portugal e Espanha), no Sul de França e na América Latina, explica uma nota de imprensa da Câmara da Chamusca.
A iniciativa pretende ainda abordar “as dimensões sociais, culturais, ecológicas, económicas, políticas e morais da relação homem-toiro e as diversas problemáticas com que se defrontam as sociedades modernas, nomeadamente a das relações entre a cultura e a natureza, a vida e a morte, a democracia cultural e a liberdade”.
Os trabalhos realizam-se no cineteatro da Chamusca, havendo uma atividade de campo na Herdade de Talasnas e duas exposições em simultâneo, uma de fotografia, “Joaquim Bastinhas pela objetiva de Emílio de Jesus”, na galeria municipal dos paços do concelho, e outra de painéis com a história da relação entre os homens e os toiros, “O Toiro e o Homem – Relação Sagrada”, no hall do cineteatro.
O programa completo e detalhado pode ser consultado no site da Câmara Municipal da Chamusca, que organiza este congresso em conjunto com o ISCTE-IUL, CIES-IUL, Instituto Politécnico de Santarém, Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal (ATTP) e Santa Casa da Misericórdia da Chamusca.

 



PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

politeama rainhadaneve

PUB

Quem está Online?

Temos 491 visitantes e 0 membros em linha