PUB

chamusca variacoes

PUB

carnaval santarem


“Gentes de Almeirim” é o nome da nova associação de cariz cultural e etnográfico que vai ser apresentada publicamente no domingo, 17 de Junho, às 18h30, no auditório da biblioteca municipal Marquesa de Cadaval.

Apesar de só em 2012 ter formalizado a sua constituição enquanto associação sem fins lucrativos, a sua génese remonta a 15 de Maio de 2009, data em que foi apresentado pela primeira vez o disco “EnCantos da Minha Terra”, no cineteatro de Almeirim.

Além de ter dado origem à gravação de um CD com o mesmo nome (e que já vendeu mais de 2.500 exemplares), as orações e temas da religiosidade popular recolhidas por Álvaro Pina Rodrigues e cantadas pelo Padre Mónica tornaram-se num espectáculo de sucesso que passou a ser apresentado com quadros típicos dramatizados por vários actores e figurantes, e que foi percorrendo salas de norte a sul do país.

Até Maio de 2012, o grupo que se formou distribuiu mais de 100 mil euros por várias instituições de solidariedade, pois os lucros de todas as actividades realizadas reverteram sempre para causas de âmbito social.

Sublinhando que não pretendem ser um grupo de folclore, a Gentes de Almeirim diz-se formada por “almeirantes apaixonados pela sua terra, com o objectivo principal de preservar, proteger, salvaguardar e divulgar o património material e imaterial no campo da etnografia do concelho de Almeirim”.

“Hoje, temos os nossos projectos para a dignificação e preservação da cultura almeirante de modo a salvaguardar a herança deixada pelos nossos antepassados”, salienta a associação em comunicado, onde acrescenta que, paralelamente, visa também “trabalhar para diversas causas ou instituições de modo a que a vertente socio caritativa esteja presente”.

A apresentação pública da Gentes de Almeirim e do seu programa de actividades servirá também para o lançamento do DVD do espectáculo que deu origem à criação da associação. Como esta iniciativa está integrada no programa das festas da cidade de Almeirim, que decorrem de 16 a 24 de Junho, a Gentes de Almeirim fará uma pequena breve apresentação do “EnCantos da Minha Terra” às 22 horas, no palco do recinto das festas, no jardim da biblioteca municipal.



PUB

PUB

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

barquinha savel lampreia 2020

PUB

Quem está Online?

Temos 777 visitantes e 0 membros em linha