PUB

chamusca natal

PUB

cimt slideshow

PUB

reino natal

PUB

elgalego 2019

O centro de interpretação e educação ambiental do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, tem patente uma exposição fotográfica da autoria de José Peixe, no âmbito da candidatura da cultura avieira a património nacional e da UNESCO.

As imagens captadas pela lente do jornalista e professor natural e residente na Glória do Ribatejo revelam pormenores das comunidades avieiras que se fixaram nas aldeias do Escaroupim e da Palhota.

A mostra, também inserida na programação oficial do mês da enguia de Salvaterra de Magos, foi inaugurada no passado dia 3 e pode ser visitada até 31 de Março.

“Será utópico pensar que a cultura avieira poderá ser considerada um bem imaterial da humanidade e da UNESCO?”, questiona o próprio autor na monografia que acompanha esta exposição.

A resposta é “não”, obviamente, segundo José Peixe, para quem “o rio Tejo é um dos corredores ecológicos mais importantes da união europeia” e “um berço de culturas etnográficas dos mais ricos do Mediterrâneo”. “Nas suas margens, há mais de um século que resiste a cultura avieira”, lembra o autor, sublinhando que se trata de um património “único” que “importa preservar, divulgar e dar a conhecer às próximas gerações”.



PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

anuncio2020

PUB

cmcartaxo natal

PUB

PUB

politeama rainhadaneve

Quem está Online?

Temos 364 visitantes e 0 membros em linha