PUB

chamusca ja te dou o arroz

PUB

insantarem

“O acampamento romano de Alto dos Cacos – Almeirim” é o nome do livro que foi lançado no sábado, 10 de Março, no salão nobre da Câmara Municipal, no âmbito das comemorações dos 600 anos da elevação de Almeirim a concelho.

A obra, escrita a três mãos pelos historiadores João Pimenta, Eurico Henriques e Henrique Mendes, fala sobre o espólio arqueológico encontrado na estação do Alto dos Cacos e de outras estações de produção oleira descobertas no concelho.

Os autores reconhecem que os objectos encontrados, à guarda da Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural do Concelho de Almeirim (ADPHCCA), têm um elevado interesse científico e patrimonial no estudo da época romana no Vale do Tejo.

Segundo a informação que consta do livro, a descoberta da estação arqueológica do Alto dos Cacos, que se situa nas imediações da Vala de Alpiarça e do rio Tejo, ocorreu no início dos anos 80 do século passado, no decorrer de trabalhos agrícolas.

“As investigações já desenvolvidas vêm sublinhar a relevância insuspeita que este sítio teve na romanização do Vale do Tejo, assumindo-se como uma instalação de cariz militar em meados do século I A.C.”, defendem os autores, todos eles com uma vasta formação e experiência no domínio da arqueologia.



comeremcasa

 

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

salvaterra jornadas cultura

PUB

Quem está Online?

Temos 495 visitantes e 0 membros em linha