chamusca princepezinhocms banner carnaval

coletes amarelos santarem

O protesto dos coletes amarelos, marcado para esta sexta-feira, 21 de dezembro, em vários locais do país, está a decorrer de forma tímida um pouco por todo o distrito de Santarém, não havendo registo de qualquer perturbação significativa ou desacato.

Tal como a Rede Regional avançou ao final do dia de ontem, a Rotunda do Continente, em Santarém, é o único local do distrito onde a PSP tem conhecimento da realização do protesto, e esta manhã são cerca de dezena e meia os que se juntaram numa ação simbólica, que começou cerca das 7h00.

Controlados de perto pela polícia, os manifestantes vão atravessando sistematicamente a passadeira, ora para um lado, ora para o outro, de forma a dificultar o trânsito. A polícia interrompe regulamente a passagem dos peões, de forma a escoar as viaturas, cuja demora não ultrapassa os 2-3 minutos.

De acordo com a PSP, registaram-se mais algumas ações esporádicas noutros locais do distrito, mas nenhuma com grande expressão.

Em comunicado enviado à Rede Regional, a PSP aconselha os cidadãos a privilegiarem a utilização dos transportes públicos e a verificarem se o seu itinerário não se encontra com a circulação condicionada, escolhendo antecipadamente percursos alternativos, caso seja possível.

A polícia recomenda ainda aos condutores que conduzam com prudência e respeitem a ordem das autoridades policiais e, caso seja necessário, a não hesitarem pedir a colaboração de qualquer autoridade ou ligar o 112.

Já aos manifestantes, a polícia aconselha que respeitem os princípios previstos na legislação em vigor que enquadra o direito de reunião e manifestação; a respeitarem as instruções e ordens da PSP no quadro da segurança dos manifestantes e dos restantes cidadãos; a terem em consideração os normativos em vigor que proíbem bloqueios de vias rodoviárias, perturbando o direito de circulação de todos os cidadãos.

"Os promotores das manifestações ou reuniões devem manter o contacto permanente com a PSP, de forma a garantir a realização dos protestos em segurança", termina a PSP. Recorde-se que este tipo de manifestações na via pública requerem comunicação antecipada à Câmara Municipal e órgão de polícia competente.

A Rede Regional contactou também o Comando Territorial da GNR de Santarém que confirmou não ter registo de nenhuma ocorrência relacionada com o protesto.

coletes amarelos santarem2

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves