chamusca princepezinhocms banner carnaval

entroncamentoplanoprotecaocivil

A Comissão Nacional de Proteção Civil (CNPC) aprovou a 1ª. revisão ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil para o concelho do Entroncamento, que já está publicado em Diário da República e ficará em vigor até 12 novembro de 2021.

O Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil do Entroncamento (PMEPC) é “um instrumento de suporte às operações de proteção civil em caso de iminência ou ocorrência de um acidente grave ou catástrofe”, explica uma nota de imprensa da autarquia, que ficará encarregue de “desenvolver a coordenação técnica e operacional dos meios e recursos afetos às operações e a adequação das medidas de caráter excecional a adotar no terreno, salvaguardando os níveis de proteção dos cidadãos e do património”.

Este plano, segundo a mesma nota, “foi elaborado tendo em atenção um conjunto de riscos, quer naturais, quer tecnológicos, quer mistos, que possam ocorrer no concelho do Entroncamento, tais como condições meteorológicas adversas, riscos hidrológicos e geológicos, acidentes com transportes, vias de comunicação e infraestruturas, atividade industrial e áreas urbanas e incêndios em espaços rurais/florestais”.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves