banner rederegional casaPiaavisan2018

autarquias familias

O distrito de Santarém é o terceiro do país com maior número de autarquias distinguidas por adotarem políticas efetivas de apoio às famílias, uma distinção atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

Melhor que Santarém, que a par de Aveiro, viu 7 municípios premiados, só Lisboa (11) e Coimbra (9). Este ano foram distinguidos, ao todo, 70 municípios, de um total de 130 candidaturas, que foram distinguidos com a bandeira verde por práticas efetivas de apoio às famílias.

Entre os municípios distinguidos, há 7 em todo o país que já recebem a bandeira verde há 10 anos, desde o início da sua atribuição, pelo que este ano receberão um galardão especial. É o caso de Torres Novas, a única autarquia do distrito a conseguir tal feito.

No distrito de Santarém foram ainda distinguidas as câmaras de Abrantes, Coruche, Mação, Santarém, Sardoal e Tomar.

Para atribuir o prémio, o Observatório, criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, observa parâmetros como os tarifários familiares da água, os bancos de manuais escolares, os ATL gratuitos, as redes de transportes e outras iniciativas.

O inquérito avalia ainda iniciativas dos municípios em áreas como o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

A cerimónia de entrega das bandeiras aos municípios premiados terá lugar no dia 21 de novembro, em Coimbra.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves