chamuscal apartilhatecfresh2018 slide

old ultima hora

ATUALIZADO ÀS 22H30

Os efeitos do furacão Leslie já se estão a fazer sentir no distrito de Santarém, com várias ocorrências, até ao momento sem grande gravidade.

As primeiras ocorrências registaram-se na parte sul do distrito, sobretudo com quedas de árvores nos concelhos de Santarém, Cartaxo, Coruche, Alpiarça, Salvaterra e Almeirim.

Nis últimos minutos já se registaram também quedas de árvores e inundações em Torres Novas e Abrantes, numa altura em que o vento continua muito intenso.

A proteção civil continua a recomendar que quem não necessite de andar na rua que fique em casa, de forma a evitar os perigos causados por possíveis quedas de árvores ou lençóis de água ma estrada.

No último balanço, pouco depois das 20h00, os dados apontam para que o furacão Leslie tenha perdido intensidade, mas ganho velocidade e mudado de trajetória, havendo a previsão de que passe na faixa entre Setúbal e Porto, um pouco mais a norte no que o inicialmente previsto.

O período mais critico está previsto para as 23h00 e as 4h00, mantendo-se o aviso vermelho em 13 distritos, nomeadamente Setúbal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Santarém.

Nestes 13 distritos, há fortes preocupações com a queda de estrutura com problemas nas redes de transporte de energia elétrica e de comunicações, problemas causados pelo vento que poderá soprar com rajadas até 190 Kms/hora.

Em caso de necessidade, as pessoas devem utilizar o 112, sem no entanto sobrecarregar a linha de emergência com situações que não sejam urgentes ou de perigo.

 

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves