app chamuscamicromineiro slide

autocarros av antonio santos

Os autocarros de turismo cujos ocupantes visitam o centro histórico de Santarém, que até aqui tinham uma zona de estacionamento na avenida António dos Santos, junto ao W Shopping, vão passar a estacionar na antiga Escola Prática de Cavalaria.

Além de resolver os constrangimentos de trânsito da atual localização, criada em 2005 numa das principais entradas para o centro histórico e onde muitas vezes estão veículos parados em segunda fila, a nova localização vai permitir aumentar a capacidade de estacionamento de 2 para 7 autocarros.

Apesar da nova localização ter também alguns constrangimentos, não só nos acessos mas também na capacidade de resistência de algumas zonas das antigas paradas devido à existência de cisternas antigas, os serviços técnicos da autarquia concluíram que o melhor local para criar o parque será na chamada Parada Mongoa, junto aos tribunais, com saída, para a rua Zeferino Brandão, junto ao quartel dos Bombeiros Municipais.

No acesso de entrada na ex-EPC, na rua dos Ex-Combatentes do Ultramar, junto ao Jardim da República, vai ser necessário eliminar os dois últimos lugares de estacionamento a fim de aumentar o raio de viragem e facilitar o acesso do autocarro ao portão.

epc autocarros

"Para além da lotação compreender uma possível ocupação por sete autocarros, a localização do parque para autocarros de turismo na ex-EPC encontra-se com uma proximidade imediata do Centro Histórico, proporcionando aos turistas um circuito pedonal pela frente do Convento de S. Francisco, com passagem pelo interior do Jardim da República e posteriormente acesso à Praça Sá da Bandeira, proporcionando uma maior visibilidade dos edifícios históricos (igrejas, museus) e dos seus arruamentos, estimando-se da aplicação desta medida uma contribuição para a revitalização do Centro Histórico, não somente em termos de visitas aos edifícios, museus, como também, eventualmente, até do comércio local", refere o estudo apresentado na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, 24 de setembro.

A alteração foi aprovada, por unanimidade, mas o PS sugeriu a manutenção de um lugar para autocarros junto ao W Shopping, situação que deverá ser equacionada pelos serviços as que levantou algumas preocupações ao novo vereador do trânsito, Ricardo Rato, que teme que, mesmo com apenas um autocarro, os constrangimentos no local se mantenham.

Questionado pela Rede Regional, Ricardo Rato não avança com um prazo concreto para a mudança de local, uma vez que há algumas pequenas obras a realizar na Ex-EPC, mas garante que o assunto "é uma prioridade" dos serviços.

 

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves