chamuscal apartilhatecfresh2018 slide

 cimlt leziria

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) recebeu esta sexta-feira, 14 de setembro, três carrinhas que ficarão ao serviço da primeira brigada de sapadores florestais da Lezíria do Tejo.

As viaturas chegam ao abrigo de um contrato de financiamento, assinado a 21 de março, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, na CIMLT, que financia estes equipamentos que ficarão ao serviço dos Gabinetes Técnicos Florestais Intermunicipais, constituídos ao abrigo do Fundo Florestal Permanente.

Estes contratos permitiram a criação de 20 Gabinetes Técnicos Florestais Intermunicipais em todo o país, ficando um deles a funcionar na Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. As viatuars foram adquiriras pelo Estado e ficarão ao serviço dos gabinetes.

Em declarações à Rede Regional, o primeiro-secretário da CIMLT, António Torres, explicou que estas três carrinhas serão utilizada pela já criada primeira brigada de sapadores florestais da Lezíria do Tejo, constituída por 14 elementos, estando a ser desenvolvido o processo para a contratação de mais 14 elementos para uma segunda brigada.

António Torres refere que ao longo dos últimos meses tem sido feito um trabalho de recolha de informação com os gabinetes florestais dos 11 municípios que constituem a CIMLT. Os dados recolhidos serão posteriormente analisados e trabalhados em conjunto com as autarquias e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), de forma a "delinear prioridades".

As brigadas de sapadores florestais da Lezíria do Tejo irão trabalhar em conjunto com a estrutura distrital de proteção civil, dividindo a sua atuação essencialmente em trabalhos de prevenção, abertura de caminhos e asseiros, gestão de combustível e no combate aos incêndios.

António Torres acrescenta que em breve será também submetida uma candidatura a fundos comunitários, ao abrigo do programa POSEUR, destinada à aquisição de maquinaria pesada, nomeadamente máquinas de rastos para a abertura de caminhos e gestão de combustível.

cimlt leziria1

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves